21 de junho de 2013

Um protesto de aparências

Não fui a um protesto. Fui a um evento social. Estou totalmente desiludida com o que vi hoje em Goiânia. Até hoje a tarde estava absolutamente deslumbrada com o espírito de civismo que finalmente teria dominado  os jovens da geração 2000. Civismo! Luta pela Pátria! Devoção ao interesse público, patriotismo. Hoje até comentei com uns colegas mais cedo: estamos todos tão românticos! - Acho que aí residia um grande perigo e eu não havia notado. Nacionalismo romântico, enfatizar a glória de ser brasileiro - é a hora?! Foi pra isso que fomos às ruas? Festejar?

Não senti Civismo hoje. O que eu senti quando estava lá, no meio do povo, foi uma apavorante falta de foco sobre o que reivindicar. E digo mais - falta de REVOLTA. Quando o protesto era pequeno, ele era mais violento. E, ora, dou razão.   Aqueles que deram início a tudo não tem tempo para palavras e idealizações políticas e nacionalistas. Tem um péssimo terminal de ônibus em condições DESUMANAS à sua espera, para frequentar, todos os dias, isso sim. Ali, nas latas que carregam seres humanos como sardinhas enlatadas, nasceu a ira que deu início a um protesto cheio de ódio pelo preço do Transporte Público.

E essa revolta foi ganhando desenhos, líderes, resultados e evidência. Aos poucos, muita evidência. Daí em diante, conhecemos o caminho - foi ganhando as proporções que vemos hoje. Mas o sentimento de revolta do ponta-pé inicial não ganhou as mesmas proporções. Muitas pessoas que tinham MEDO!, sim, medo daquilo que surgia nos primeiros movimentos, hoje tomaram o movimento como seu. É válido, mudar de ideia é saudável e muito bem vindo - desde que se tome para si o protesto como um todo, e não que se invada com um sentimento mais raso de quem não vive a dor na própria pele ou tem outra bandeira para levantar.

Não vi hoje, ao meu redor, ninguém sinceramente revoltado com a situação do Brasil. Ninguém cantava em coro, não mais que por 1 minuto.  Nenhum grito de guerra ia adiante por muito tempo. Vi gente cantando musiquinhas de festa. Vi gente achando estar num filme nacional do cinema e cantar "eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor". Não é assim! Estamos indo atrás de coisas sérias, gravíssimas! E as pessoas que estão dando VOLUME a isto tudo estão lá por moda. Sim, estão. Instagram, hasthags, fulano vai por que todo mundo vai. Isso foi evidente, ao menos ao meu redor.

Quando eu estava ainda caminhando para chegar no local, encontramos alguns colegas e perguntamos como estava o clima por lá. Ele disse que tava tudo bem mas ah... começaram a chegar uns pivetes. Fiquei incomodada. Queridos, sem esses "pivetes" nada disso estaria acontecendo. São por esses "pivetes" que você, teoricamente, #foiprarua, e não pra postar a foto no facebook. Você foi a rua pra lutar. Luta se faz com o sangue nos olhos! Esses "pivetes" apanharam da P.M. muito antes de você #irprarua, gritar "sem violência" morrendo de medo de uma bomba. Pegaram o protesto que esses "pivetes" começaram, em que  em nome do incômodo que eles viviam todos os dias - no Eixão, no Terminal da Praça da Bíblia, nas linhas que saiam da Av. Goiás às 18:00 -  resolveram incomodar ruas, clamando para que víssemos a situação em que eles se encontravam.

Faltou lembrar o motivo pelo qual todos ali tinham ido pras ruas. Faltou para muitos, sentir na pele a lotação de um 020 ao meio-dia antes de gritar pela melhoria do transporte, ou sentir a fila de um hospital público antes de gritar pela melhoria deles. Faltou garra, faltou dor, faltou fúria. Não é preciso destruir o patrimônio histórico do Centro de Goiânia, mas é preciso deixar entendido que a vontade é essa, é preciso demonstrar violência ao menos no grito. A quem esse protesto de hoje incomodou? O comércio fechou mais cedo, as linhas de ônibus tiveram alterados os seus trajetos.

Mas o instagram estava lá, bombando com cartazes criativos e rostos bonitos, vestidos de branco pedindo paz, ao som da música do Falcão, chamando o pessoal pra vir pra rua. Só gostaria de lembrá-los que o mesmo Falcão canta, em outra música: "Podem até gritar, gritar, podem até barulho então fazer/ Ninguem vai te escutar se não tem fé".

Não tive a sensação de dever cumprido. O gigante acordou, mas apatia dá sono. Quero o próximo protesto cheio de gente com vontade de mudar - e não de mostrar a vontade pros outros.

51 comentários:

  1. Bem que eu estava estranhando todos esse mauricinhos e patricinhas com tanta verocidade pré-protesto (sou de Goiânia, mas resido fora!). Não seria absurdo afirmar que mais de 60% estavam la para fotos e usar a roupa branca nova... êêê Goiânia!

    ResponderExcluir
  2. exatamente, Mohema. Tinha vez que so dos meninos passarem de mascara, os reaças ja gritavam o famigerado ''sem vi-o-len-cia''. Ridiculo e preconceituoso. Bom texto, gostei bastante


    Henrique

    ResponderExcluir
  3. Estamos apenas começando, nunca tínhamos ido as ruas. Não podemos de forma alguma ficar calados, sentados esperando todo se resolver. Ontem estive lá no meio da multidão. Ví inúmeros cartazes e o povo gritando. Não vamos desistir da luta. Vamos dar força pra galera nas ruas. Não é hora de parar e desistir.

    ResponderExcluir
  4. Por isso vamos voltar pra rua, com o tempo vamos aprendendo a nos organizar. O importante agora é a união e o susto nos governantes.

    ResponderExcluir
  5. Sim Mohema, concordo com você, e digo ainda que é só o começo, ainda temos muito o que fazer, as pessoas cantaram o Hino ferozmente no viaduto e fiquei orgulhosa sim!
    Vamos continuar, os hipócritas que vão pela farra se cansarão, e só os verdadeiros permanecerão, e seremos nós, e seremos muitos, temos um pais cheio de gente honesta e cansada de viver na 'merda', e serão estes os focados e unidos e cheio de garra e fúria por um país melhor.
    Não é com um dia que vamos mudar, mas estou sim Orgulhosa pois já me surpreendi com o começo.

    ResponderExcluir
  6. Uma pena pra vc ter visto somente isto do movimento! vc que não estava na segunda em frente ao Congresso Nacional, em Brasília! Preferiu sair ontem e só reparou na classe social ao seu lado! Pois te digo a manifestação foi pra todos, e ela é de todos... eu vi mendigo andando em meio ao povo na rua 10, eu senhoras de idade andando comigo na Pça Cívica... só vc se preocupou com a roupa do outro... se não me engano, estudou no Colégio Visão, lugar de patricinhas e Mauricinhos, e representa a parcela do interior de Goiás que pode pagar este luxo de morar na Capital. E agora vem falar de pessoas que representa o Brasil só porque estavam lá por aparencias? Vc é o retrato da aparencia querida, com um blog na interrnet pagando de intelectual, enquanto eu viajo toda semana a Brasília para cumprir minha obrigação no Doutorado, em licença sem vencimentos, para fazer parte da dos "intelectuais" do Brasil porque é uma exigência ter o maior nível de formação para ser DOCENTE na Universidade!Só que não, Karla,é para fazer valer o salário de uma professora que trabalha 40 horas em sala de aula e mais 40 horas fora dela. Sabe pq trablho 40 horas depois pq para cada aula que dou é necessário planejamento!E vc é privilegiada, tem estudo, internet, casa e um pai que paga por tudo... Sensação de dever cumprido deve ter vc quando terminarmos com toda estes protestos e aguardar para ver o resultado, ruim ou não... mas lutamos, patricinhas ou não, lutamos! Isto é o mais importante.

    ResponderExcluir
  7. Olha Bia, a Karla pode ate ser isso tudo, ter esses bem e bom, mas acho que você não entendeu o que ela quis dizer no texto.
    Ela não foi contra ou criticou de forma a acabar com a intenção do protesto. Mas foi para acordar o povo pra nao levar esses protestos de uma forma errada. Que todos possam lutar e buscar lutar de uma forma correta.

    ResponderExcluir
  8. Cantar "eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor"
    foi a maior bobeira que eu ja vi. Temos que mostrar descontentamento e não alegria. Se todos se orgulham do Brasil como esta, então não deveriam estar lá. O ponto valido é que o povo foi pra rua.

    ResponderExcluir
  9. Concordo em grande parte. Mas há de ver que grande parte desses "pivetes" que você "defende", estão lá pelo simples fato de vandalizar. E não vamos ser burros de sair quebrando patrimônio público que foi feito com nosso dinheiro e que será reformado com o nosso dinheiro.

    ResponderExcluir
  10. Concordo em gênero, número e grau com a Bia.

    ResponderExcluir
  11. KkK, Acho que precisa rever seus conceitos , e assistir de novo as aulas de história, NÃO existe protesto com causas únicas, pelo contrario todos os protestos são por MUUITAS causas, claro que existem as causas principais, ás da decada de 90 era a saída do Collor do poder, ás de hoje são contra esse monopólio de transporte publico que só visa explorar o povo, e pra min foda-se se quem estava lá, estava pra curtir, tirar foto ou realmente protestar, oque importa , é que a massa estava, e essa é a força que precisamos, já fui em muitos protestos inclusive o fora Collor (tinha 12 anos e tomei porrada da policia) em NENHUM que fui existe essa utopia que você axa , que vai todo mundo andar de mãos dadas e gritar em coro por horas, protesto não é isso, Protesto é estar todos em algum lugar em uma hora marcada.

    ResponderExcluir
  12. Bia adorei eu comentário, realmente estes movimentos não existem para que as pessoas se comparem àqueles que também estão lá para reivindicar. O mais importante, a meu ver, é mostrar para os governantes que já basta todo esse quadro de desigualdade mantido pela máquina Estatal. É revoltante ver os luxos concedidos à uma minoria (como o vale copa para os politicos) enquanto vemos pessoas morrendo na fila do SUS, crianças subnutridas, regiões em nosso país que ainda não tem saneamento ou àgua encanada... e para melhorar os royalties do petróleo não irão para a educação - claro, pois a demanda da educação é clara, ficaria difícil desviar ou superfaturar algo que está sendo acompanhado de perto. Apoio o movimento, acredito que por vezes o confronto físico acontece, mas sem barulho não se muda nada nesse país, infelizmente.

    ResponderExcluir
  13. Haaa , esqueci de mencionar, que não precisa ser pobre pra achar um putaria essa politica escrota que vivemos hoje no Brasil, pra um politico ser eleito basta ele ter um caminhão de dinheiro, pode ser rico tambem, pode ir parecendo um Ken e uma Barbie no protesto , + TEM QUE IR !

    ResponderExcluir
  14. Concordo demais com a Bia... o pessoal tem mania de achar que protesto é só da classe menos favorecida! tinha gente que gritava: " FORA CLASSE MÉDIA" oi?? quem ali não era classe média, me ajuda!

    ResponderExcluir
  15. Vi muitas amigas irem ao protesto, eu não fui, e hoje vi muitas fotos no facebook como se estivessem fazendo pose para capa de revista segurando cartazes, sorrindo como se estivessem bebadas no carnaval. Me deu nojo. Prefiro ficar em casa...

    ResponderExcluir
  16. Concordo perfeitamente com a Bia, resumiu minha posição sobre o texto da Mohema.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente tive a mesma sensação. Que o povo já não sabia sobre o que protestar, pelo que lutavam, alguns lutavam por palavras repetidas, algo que nem mesmo sabiam o que estavam dizendo, outros realmente estavam lá para fazer poses nas fotos que seriam mandadas pro facebook. Fiquei com o mesmo sentimento que você, que eu estava sendo uma idealista, inclusive em ficar triste com tanta sujeira nas ruas. Creio que faltou um foco unificado, um só propósito. Ainda tenho a ideia romântica que nossos protestos terão uma evolução para isso. Que não será só mais um evento do facebook, que realmente será o começo de uma grande mudança. Agora um outro ponto, se não tem propósito ou propósitos de aparência, estavam lá, estavam fazendo volume, e isso é preciso. Precisamos de todos para sermos ouvidos, ainda acredito que precisamos sim de propostas unificadas, sei lá, a cada semana lutaremos por uma proposta, ou então, 5-10 propostas... Padronização é sinônimo de qualidade, não falo em padronizar nossos pensamentos, somos únicos, mas falo em criarmos uma organização, ações, petições, propostas de melhoria, algo que realmente mudará o futuro do país.

    ResponderExcluir
  19. Gente!!!! Não acredito no que eu li...com captiva..bicicleta..moto..fusca ..sei lá! SOMOS TODOS BRASILEIROS!!! Isso é o que importa..a pessoa pode andar de captiva..mas quer lutar pelos direitos dos seus empregados andarem bem e serem respeitados..chegarem em seu trabalho adequadamente...Eu não ando de ônibus..mas quero ver todo o dinheiro do meu imposto investido na NAÇÃO e não sendo roubado por políticos e corruptos! Esqueçam as diferenças sociais..estamos TODOS lutando por uma causa única..o respeito ao nosso País e ao povo brasileiro..pensem nisso!

    ResponderExcluir
  20. Bia,

    dou todo valor aos que são "patricinhas" e lutaram. Não acho que PRA MERECER protestar a pessoa precisa viver de sus e andar de ônibus a vida toda.

    Quis dizer que PRA ALGUNS, faltou conhecer isso de perto pra ter noção da BABAQUICE que é ficar FESTEJANDO num momento desses.

    Eu admiro todos que foram pra rua com garra. Mas infelizmente vi muita gente pela FARRA e pelo se-mostrismo.
    Teve comparação com o Caldas Contry.

    Hoje em Goiânia estavam chamando o evento de "passeata".

    São coisas que não podemos deixar acontecer.

    Acho que você e eu não pensamos tão divergentemente. Acho que você só não entendeu o que eu quis criticar.

    ps. não estudei no visão. kkk

    ResponderExcluir
  21. A Bia falou tudo. A manifestação foi muito mais do que esta patricinha ṕostou e convenhamos, quem quer aparecer nãosão só algumas pessoas que estão na rua (sempre tem alguém perdido mas não acho que tanta gente está ali por festa) mas sim essa menina que é apenas estudante de direito e acha que pode dar uma opinião de cientista política. Se você é aspirante a escritora pode começar a aprendendo a ter conhecimento antes de escrever tanta besteira. Nem acredito que eu perdi meu tempo lendo isso. Nem acredito que tem gente compartilhando esse lixo de texto.

    ResponderExcluir
  22. E realmente não entendo protesto como "estar todos em um lugar com hora marcada".

    Pra mim, protestar é estarem todos COM VONTADE DE LUTAR (e não de se mostrar) em um lugar, com hora marcada e com uma PAUTA DE REIVINDICAÇÃO.

    Lamento minha utopia.

    ResponderExcluir
  23. Esse foi o problema, a maioria que nunca tinha saído do carro do seu pai com ar condicionado tomou o protesto como seu e apenas SEU!

    Quando na av.85 com a t63 eu me senti bem, me senti orgulhoso, mas depois pensei, quem é que incomodamos? Pra que é que paramos tudo aquilo?
    Olhei pro lado e vi garotos e garotas bonitos e arrumados, como que para festa.
    Todos sorrindo para a foto e para os amigos.
    Lindo de ser, mas o que mudou na prática?
    O que mudará se for assim?
    Absolutamente nada.

    ResponderExcluir
  24. "É o seguinte: acho válida toda participação nos protestos que ainda possam ocorrer. Acho lindo gente que antes defendia que "baderneiro tem mais que apanhar mesmo" agora esteja se unindo à manifestação. É saudável mudar de ideia. Ainda bem que isso é possível.

    O que me incomoda não é o reaça que muda de ideia e vai ao protesto. É o que quer fazer o protesto mudar de ideia e defender o que ELE acredita.

    Agora é muito fácil se apropriar de uma manifestação que ganhou força em todo Brasil e fazer ela significar o que querem que ela signifique. "Ah, agora a luta é contra a corrupção!" Quem disse, cara pálida? Tem muita gente mal intencionada por trás desse discurso. Sabe por quê? Porque dizer que agora o protesto é contra a corrupção... esvazia de sentido toda a luta que já foi feita até agora.

    O protesto não tem que levantar uma bandeira diferente só porque você quer. Acredito que se eu quero somar forças e participar do protesto, eu tenho que fazer justamente isso: somar, entrar para ser mais um defendendo a causa do passe livre, contra o aumento, pelo transporte de qualidade, contra a truculência da polícia, ao invés de querer mudar tudo. É feio entrar no meio da dança já querendo trocar a música.

    A rua é de todos, independente da ideologia e do partido político que defendam. Ninguém tem o direito de dizer quem deve ou não protestar; mas também ninguém tem o direito de mudar o sentido de um protesto que já está acontecendo.

    Quem sou eu pra tentar ressignificar o protesto de uma galera que apanhou pra defender o passe o livre? Respeite a luta de quem, antes de você, respirou gás e levou bala nas costas pra levantar uma bandeira."

    Aline Valek

    ResponderExcluir
  25. No "lindo de ser", leia-se lindo de se ver.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. "Só pra explicar uma coisa: ontem, os comércios no centro de Goiânia foram fechados por volta das 14:00 horas. Além disso, o fluxo de veículos e ônibus coletivos também foi interrompido. A manifestação contra o Transporte Público estava marcada pra se concentrar às 17 e sair em marcha às 18 horas. Por quê esse horário? Por conta, justamente, do grande fluxo no horário. O objetivo de um protesto, de uma manifestação é justamente atrapalhar, prejudicar o andamento normal de uma cidade. Protesto não é desfile. O que aconteceu ontem foi um desfile, inclusive com as últimas tendências da moda-revolta. As pessoas se satisfizeram em andar, ordeiras, pelo centro da cidade vazio. Gritando apenas pra elas mesmas ouvirem. Convocando comércios fechados para a luta. E aí está outro problema: que luta? Eu estava pronto pra gritar, andar e confrontar os abusos dos transporte público. Branco pra mim representa a paz, e num era atrás de paz que estávamos atrás, não as pessoas que lutam por um sistema de transporte público de qualidade, sem opressão e contra o lucro dos empresários, que tornaram um serviço básico mercadoria.
    Nem sei porquê tô escrevendo essa merda, quem foi de branco ontem só tá preocupado em fazer rimas (pq grito de protesto tem que ser sonoro e ritmado), sair dizendo que fez parte de um grupo de sei lá quantas mil pessoas, mas que não consegue perceber o colapso da mobilidade urbana na cidade.
    Aí sai acreditando que fechou a cidade. Não meu amigo, a cidade foi fechada pra você. De forma ordeira, você ficou num curralzinho, dando volta em torno de uma praça vazia, motivo de chacota dos empresários e dos governantes. Vocês fez o que eles mandaram, andou onde eles permitiram e gritou o que eles queriam. Desculpe, eles não se importam com gritos CONTRA A CORRUPÇÃO."

    Bruno Lotti

    ResponderExcluir
  28. São muitos motivos, acabam que cada um vai protestar pelo seu motivo. Alguns válidos, outros idiotas, algumas pessoas que só foram pra aparecer, vi homens sem blusa eu pensei "micareta"? Mas tem tanta coisa errada que eles viram na passeata um motivo para fazer parte. Tudo bem, não temos orgulho desse Brasil de agora, mas nós querendo ou não somos patriotas. É de criação... Por isso os gritos, pelas causas de 30 anos atrás. Mas acho que as passeatas devem continuar, mas cada uma com um foco específico. Para não protestarmos por tudo e ao mesmo tempo por nada.

    Leticia

    ResponderExcluir
  29. Ontem tive a mesma sensação aqui em Uberlândia, a maioria das pessoas nem sabiam o porque estavam lá... O que eu senti foi que manifestação virou moda e isto estava bem explicito na forma das pessoas agirem e até mesmo na forma das pessoas se vestirem tinha até manifestéti (uma mistura de "manifestante" com piriqueti)... Faltou indignação, como vc disse faltou sangue nos olhos das pessoas... Foram aproximadamente 40 mil pessoas sem FOCO, sem um grito que valesse a pena, sem ideal... A maioria só estava lá pra tirar foto pro facebook, tenso isso...
    Como eu costumo dizer Manifestação não é pra mudar status de facebook é pra mudar o Brasil...
    As pessoas precisam de foco e entender o porque do movimento, focar no que realmente importa que ao meu ver é a corrupção...

    ResponderExcluir
  30. Gente, prestemos atenção! A autora do texto expressou seus sentimentos, sensações, porém não apresentou se quer uma ideia plausível para os próximos eventos, críticas já se têm bastante, precisamos imediatamente de sugestões. É por essa razão que os protestos estão assim, sem ideal especifico e com propostas de soluções palpáveis. Acredito que ficar mencionando em qual colégio a autora estudou é atitude desnecessária, diante do que vivemos. Se a patricinha posta em rede social que foi ao protesto ou se só tem pivete na manifestação é totalmente insignificante. Temos que incomodar os governantes, demostrar atitude, seja por qual for o meio. Agora tem que ter perfil, estereotípico para participar de manifestação? Se for professor, médico, patricinha, se estudou no Lyceu ou Visão, me digam o que isso muda? O que faz a mudança são as ideias. Sejamos objetivos, de complicação o Congresso está bem cheio. Enquanto não levantarmos a bandeira para mudarmos o sistema eleitoral Brasileiro, nada de novo acontecerá, enquanto o sistema for representativo o caos será permanente. Cada Brasileiro vive em uma realidade, alguns sofrem mais outros menos com o sistema, mas cada um tem algo de positivo a contribuir. Não é por que um tem condição de estudar em escola particular ou pública que deixa de ser vítima do sistema, tampouco não pode se expressar. Acredito que temos que unir forças, aproveitar o que tem de bom e útil em cada coisa dita e somarmos União, afinal não basta multidão.

    ResponderExcluir
  31. vi uma reprodução do INTER UFG nas ruas

    ResponderExcluir
  32. Eu também achei o protesto meio sem graça, já fui em vários outros em q os gritos ecoavam sem parar e, apesar de ter muito menos pessoas do que ontem, dava orgulho estar lah. E sim, parecia realmente que todos estavam ali para tirar foto e postar no Facebook, mas qual é o evento hoje em dia que não é desse modo? Acredito que as pessoas ainda não sabem utilizar as redes sociais, vc pode ir a qualquer lugar público que vai ver pessoas tirando fotos para postar, a impressão é que se não mostrar a todos que foi naquele lugar é a mesma coisa de não ter ido. E sim, todos estavam com medo, tinha muita gente que nunca foi em um protesto e o exemplo que tinham eram os que ocorreram em São Paulo e Rio de Janeiro que foram muitos violentos. E não, não concordo com a fúria, porque ela leva a atos insensatos. Eu fui, com medo, e foi a primeira vez que tive medo de protestar, e pedi paz porque não concordo com nenhuma manifestação violenta porque a violência tira o foco da discussão da razão do protesto.

    ResponderExcluir
  33. Muita gente não sabe sequer pelo que está "gritando", falta foco e organização. Falta pensamento e objetivo comum. Não podemos simplesmente desconsiderar a importância de quem deu início a este movimento, os "da esquerda", temos que nos unir a eles e procurar desenvolver uma forma de protestar que seja eficaz. Sair de casa e ir pra rua, gritar meia duzia de palavras, sentar no chão, oferecer flores e outras atitudes afins NÃO vão resolver o problema. Temos que pressionar os governantes, eles precisam ver que nós temos força e que somos maioria.

    Mariana

    ResponderExcluir
  34. Reclamadores continuarão só reclamando. O que ganha eleição é quantidade e o que marca presença é a mesma coisa. Acha que a coisa está indo mal porque não tem uma causa específica? Que tal você redigir e montar um projeto para lançar a causa que você acha correta? Talvez você não faça isso porque você só consiga seguir a causa dos outros e depois reclamar de tudo no Facebook. Quando foi a última vez que você foi a algum hospital ao menos conversar com pacientes em estado terminal? Qual foi a última vez que você comprou um lanche para alguém que veio te pedir um trocado? Vocês que ficam reclamando da falta de causa são os mesmos que estão no governo sem fazer nada por ninguém.

    ResponderExcluir
  35. Bem, serei breve, interessante seu ponto de vista, mas um tanto quanto generalista e errôneo. É fato que haviam muitos lá por modinha, em sua maioria jovens de 14 a 20 anos... Sim... muitos de menor que eu conheço compareceram nisto. Eles nem sabem porque estão lá... Mas servem pelo menos para dar volume e "apoiar" as pessoas que estão la realmente reivindicando seus direitos, que são as pessoas com mais conhecimento de seu objetivo... Pode ser que os jovens la presentes estavam pela modinha, mas os líderes dos movimentos que arrastavam multidões estavam realmente focados. E convenhamos, pra um país que nunca fez nada, está de parabéns, é um ótimo começo, brasileiro nunca soube muito bem protestar nos últimos 20 anos...

    ResponderExcluir
  36. Acredito que foi um protesto sim, e não um evento social. Sempre vai ter pessoas alienadas querendo se exibir, sempre vai ter vândalos, mas também não podemos ignorar que havia muitas pessoas (inclusive os que postaram aqui, eu espero) realmente querendo fazer algo pelo Brasil. Afinal, mesmo tendo pessoas alienadas no protesto, só por estarem ali, concordam que tem algo errado no Brasil, e estão dando força, apoiando para que alguma coisa seja feita.
    Goiânia ainda está "aprendendo" como protestar, e acho que para começo foi muito bem, os gritos de guerra podem ter sido curtos, mas foram fortes e principalmente, mostraram nossa indignação com a verdadeira situação do Brasil.
    Nosso País, infelizmente não possui um, dois problemas, possuem vários, e não é apenas um dia de protesto em Goiânia que já vai chamar atenção dos políticos e fazer mudar alguma coisa.
    Por irmos às ruas cantando “eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor" não quer dizer que estamos satisfeitos com a situação do País, mas sim que nos preocupamos e que temos interesse em fazer do Brasil um lugar melhor, eu acredito.
    E tenho certeza que incomodamos, incomodamos muito. Tem ideia de quantas pessoas transitam no Setor Central a partir das 17hrs? Tantos desvios que foram feitos, ônibus que pararam de circular... Com certeza causou um "efeito" em Goiânia. Trabalhadores do centro foram liberados mais cedo, mas muitos não têm um horário fixo, e esses sim sofreram e sentiram o que o protesto ocasionou.
    Tenho orgulho do protesto aqui em Goiânia ter sido pacífico, com poucos baderneiros, eu não ficaria feliz ao final do protesto de ver minha cidade destruída, com prédios e monumentos históricos depredados. Grito sim "Sem violência!" por parte dos manifestantes e da Polícia também, não queremos feridos e acho que esse não é o caminho certo para mudança.
    O fato de usar branco no protesto, não era pra representar um "Protesto que quer paz", afinal não estamos reivindicando paz, mas sim para mostrarmos que estamos indo às ruas protestar, exigir nossos direitos de forma pacífica, para evitar confusões.
    Não sou nenhuma aluna de Direito, mestre , doutor , apenas uma cidadã ciente das coisas que estão acontecendo e estou disposta a lutar.

    ResponderExcluir
  37. Cara, essa manifestação foi para TODOS! não importa a presença de pessoas querendo atualizar suas redes-sociais ou mostrando a nova tendência de moda! Vale ressaltar que patricinhas ou mauricinhos não são afetados pelas injustiças do governo, não se importam em pagar 300 reais em um jantar e muito menos sabem sobre a precaridade do transporte público! Essas pessoas estavam lá para um bem comum, para um bem de todos! E o que importa é que essas pessoas foram, porque realmente acreditavam que sua presença poderia fazer a diferença, essas pessoas foram mesmo correndo risco de serem atacadas por vândalos, e assaltadas! Mesmo nao sabendo o motivo principal de estarem lá, essas pessoas saíram do conforto de seus lares e foram #prarua manifestar pelo povo brasileiro. Não pense apenas pelo lado negativo, minha querida. O que vale é a intenção de cada um,e todos estavam la pela melhora do NOSSO país.. e afinal alguem precisa atualizar as redes sociais, que tem um papel fundamental nessa manifestação! E me conta uma coisa, Você cantou algum grito de guerra por mais de 2 minutos ou não se divertiu com os cartazes criativos? Não venha com falsa moral.. SOMOS JOVENS REVOLUCIONARIOS -VIRTUAIS OU NÃO- e estamos fazendo a diferença.. #VEMPRARUA #OGIGANTEACORDOU

    ResponderExcluir
  38. À Bia.

    Cara Bia, sua falta de isenção no comentário é tão visível quanto lamentável.
    O texto em voga reflete exatamente o que foi, em sua grande maioria, o protesto. A minoria consciente e séria foi dissolvida por pessoas que, apesar de bem-intencionadas, não fizeram valer a oportunidade ímpar que o povo tinha ontem. Focou-se mais em evitar o vandalismo do que reivindicar melhorias!

    Ora!, diante da repressão que o povo sofre todos os dias no transporte e nos hospitais, não há se pensar em evitar vandalismos! Há, sim, se pensar em rogar pela efetivação dos direitos do cidadão! Vandalismo é o que sofre o povo, que tem sua dignidade esmagda pela administração pública que subverte a lógica do Estado de Democrático de Direito em porl de interesses particulares.

    O texte é CONSTRTUTIVO e tem senso crítico essencial à melhora do próximo protesto. Sei que haverá próximo.

    Quanto à sua história profssional, te valorizo enquanto professora, mas não pelas dificuldades pelas quais passa. Tenho que falar isso tendo em vista os apontamentos infundados que fez à autora do texto, como se ter condições financeiras fosse motivo pra demérito ou deslegitimidade no protesto. Reitero: LAMENTÁVEL.

    E AVANTE BRAILEIROS e, especialmente, GOIANIENSES!

    Gustavo Souza

    ResponderExcluir
  39. A MANIFESTAÇÃO FOI TÃO BEM DIRECIONADA E TINHA TANTA GENTE COM ''VONTADE DE LUTAR'' QUE ELA FOI ELOGIADA PELO MARCIONI!!!

    PRA VOCÊS VEREM O TANTO QUE A ''MANIFESTAÇÃO VALEU A PENA''. EVENTO PRA TV E PRO FACEBOOK, SIM!

    MARCONI, BIXEIRO, DEVOLVE MEU DINHEIRO

    ResponderExcluir
  40. Oi gente... não sei como vim parar aqui...rss Talvez procurando me informar mais... e tentar construir o meu próprio entendimento do que anda acontecendo pelo país e por isso li o texto e os comentários também. Entretanto, percebi que alguns criticaram o grito "EU SOOU BRASILEEIROO...." Acho que este é o momento para se orgulhar sim. Quando é que vimos tantas pessoas na rua fora do carnaval e da copa do mundo?? Digo que sou brasileiro porque nós levantamos do sofá, saímos do facebook, do twitter, da frente da tv e fomos apontar os erros deste País... POSSO DIZER QUE ESTE ORGULHO NASCE AGORA....


    JÚNIOR CESAR

    ResponderExcluir
  41. Às dezenas (ou centenas) de manifestantes com "sangue nos olhos" que há décadas se fazem ouvir em busca de melhorias: Observem e aprendam como é que se muda um país.

    ResponderExcluir
  42. Tipos de críticas como essas saõ irrelevantes para pessoas que nunca fizeram nada, o gigante está acordando ele ainda não despertou, fazer referência a apatia é muito grosseria de sua já que esteve lá, não concordo de nenhuma forma com isso, acontece que o protesto não foi somente pelo aumento da passagem o pronto foi um desabafo de várias "tribos" e vários grupos que se uniram. Se continuarmos assim Mohema Carla o Brasil muda e você irá escrever críticas elogiando a atuação dos brasileiros com muita hipocrisia!

    ResponderExcluir
  43. ¬¬....
    prefere um movimento sem volume?? maurcinhos, patricinhas, mendigos, atletas, gays etc etc... para que rotular? não é um movimento de todos? então devemos excluir grupos de pessoas? e depois vão critica los pois ficam alheios a situação política do país?

    ResponderExcluir
  44. fico feliz de ver que existem pessoas que conseguem ter uma ideia própria e mais abrangente , que não apenas do ¨momento¨ , uma opinião realmente embasada em evidências que exigem análise crítica da realidade , a verdade é que muitas pessoas que foram manifestar, foram por motivos que não os manifestados, mas porque hoje em dia é popular ser revolucionário , mas será que o são ? ,duvido , oque existe , são pessoas com vontade de sentir que estão fazendo algo que mostre o quanto são boas,mas que na verdade são vazias de ideais próprios ,e querem apenas ter mais um momento para tirar fotos e postar em aplicativos , com gestos copiados , do que o senso comum acha bonito ...quero que o brasil mude , mas mude de verdade , não apenas por alguns dias de revolta sem ao menos saber porque estão assim , este movimento para mim esta parecendo o dos caras pintadas , que apenas fizeram mudar uma figura de estado , mas não o próprio estado, afinal o brasil não está assim há alguns anos , mas desde que foi formado como estado.

    ResponderExcluir
  45. Eu não participei do protesto. Temi pelas reações violentas da polícia e pela confusão tresloucante das bandeiras. E depois espantei-me ainda mais pela ausência de conflitos -- soou-me como o sinal de que o protesto não representara nada. Não fizera temer as figuras nos mais altos calões de poder. Não acionou os guardiães do Estado. Por que se protestava? E a pergutna que você levantou: movidos por que sopro, por que espírito? Pelo desejo de seguir uma trend? Infelizmente, não vivemos todo o quadro dos manifestantes de São Paulo, por exemplo (cito-os por serem bússolas à ação de outros grupos e manifestantes Brasil afora). Quando a revolta agigantou-se, já nos chegou enodoada de desarticulação política. Palavras vazias contra a corrupção e pela "paz". Ora, é de paz que precisamos? Ou será deste estado subjetivo de guerra que nutre a inquietação contra a injustiça gritante?

    Ouvia, esta manhã, Caetano Veloso recitar um trecho d'O Navio Negreiro, de Castro Alves, e ria-me por notar que um dia alguém acreditou que pelo mero acionamento das emoções uma mudança política, estrutural, poderia revelar-se. E não é este mais-ou-menos o grito que ouvimos na rua? Basta vestir branco e bradar em nome do amor. Estamos demasiado românticos e isso espelha um desligamento com as engrenagens duras que põem em marcha o poder -- e que, se manipuladas de modo adequado, podem dar nascimento a sistemas melhores, mais justos, mais humanos. E não é por um discurso edulcorado e todo azul: mas pela luta, pelo afã às vezes sangrento, pelo suor, pela indignação viva.

    Ainda, julgo, estamos a meio caminho. Espero que não tenhamos, como alguns receiam, chegado ao cruzamento de lugar-nenhum.

    E acalenta-me o coração vê-la outra vez, vívida e escrevente. Tenho grandes saudades.

    ,
    Mateus Matias.

    ResponderExcluir
  46. Primeira vez que entro no seu blog porque vi um amigo compartilhar no Face e sinceramente, meus parabéns pelo texto super bem escrito e que refletiu a minha opinião sobre o protesto. Eu não fui no protesto, porque minha mãe achou que eu ia morrer se fosse, mas acompanhei tudo via Facebook/Instagram, cartazes bonitinhos, falta de foco, desorganização e depois de todos os manifestantes de primeira viagem terem chegado em casa falando super bem do "protesto" (porque pra mim foi um "ENCONTRÃO GYN 2013"), minha prima que foi no primeiro, no que realmente havia vontade, disse que estava decepcionada. O povo acordou, o povo quer mudança, mas estão sem rumo, perdidos e querendo aparecer. Que a vontade de mudança permaneça, mas que se lute do fundo do coração e não para ganhar coraçõezinhos no Insta.

    ResponderExcluir
  47. Obrigada pela atenção e críticas.

    Quero reiterar que não tiro a legitimidade do mais rico e nem do mais pobre de irem para a rua lutar por um país melhor.

    Mas questiono sim a legitimidade daquele que foi para a rua em nome da tendência e da modinha, seja pobre ou rico, mas sem nenhuma vontade de bradar pelo sofrimento do povo.

    Questiono o excesso de risos e fotos com beijinhos, corações e poses. Quando disse que faltou conhecer uma cansativo passeio por um ônibus lotado antes de ir pras ruas, não quis dizer que quem tem carro não pode querer que todos andem bem - quis dizer que quem se sorriu e se mostrou demais não conhece ou esqueceu que estava ali por isso.

    Não vejo felicidade em ver gente morrendo na fila do SUS ou internado em cadeiras por falta de macas.

    Não tiro a legitimidade do pobre nem do rico de ir pra rua lutar. Questiono a legitimidade daquele que está indo lá para NÃO LUTAR.

    Abraço a todos e obrigada pelas críticas.

    ResponderExcluir
  48. Caramba sabe que ela está certa.

    ResponderExcluir
  49. http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&client=mv-google&v=UiVDtWb7K48&nomobile=1&hd=1

    ResponderExcluir